“Tendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” (Hebreus 1:1)
Desde a criação do mundo, Deus tem se revelado ao homem. Ele falou com Adão no Jardim do Éden, transmitindo Seus primeiros mandamentos. Ao longo das gerações, Deus continuou a se comunicar com os patriarcas, como Abraão, Isaque e Jacó, guiando-os e revelando Seu plano de redenção para a humanidade. Moisés, escolhido por Deus para libertar Seu povo, ouviu a voz de Deus diretamente na sarça ardente e no monte Sinai, onde recebeu os Dez Mandamentos.
Deus também falou com os juízes, levantando homens e mulheres para libertar Israel em tempos de crise. Ele se revelou aos profetas, que eram a voz de Deus em meio ao Seu povo. Profetas como Isaías, Jeremias, Ezequiel e muitos outros, trouxeram mensagens de advertência, correção e esperança. Mesmo reis, como Davi e Salomão, ouviram a voz de Deus, sendo guiados em momentos cruciais para a nação de Israel.
Mas Deus não limitou Sua fala ao povo de Israel. Ele também se comunicou com estrangeiros que não O conheciam, como o faraó do Egito, Nabucodonosor e Ciro, o Grande. Sua voz e Sua vontade transcendem fronteiras, alcançando todos os povos e nações.
Nos tempos do Novo Testamento, Deus falou diretamente aos discípulos e apóstolos, orientando-os no início da igreja. A maior de todas as revelações, porém, veio quando Deus falou através de Seu Filho, Jesus Cristo. O próprio Jesus, sendo a encarnação da Palavra de Deus, trouxe a verdade final e plena. Como diz Hebreus 1:1-2: “Deus, que antigamente falou muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”.
Mesmo após o encerramento das Escrituras, Deus continua a falar. Ele se manifesta por meio da Bíblia, que é Sua palavra viva e eficaz. Também fala através do Espírito Santo, que guia, consola e instrui o coração dos fiéis. E, ao longo da história, Deus tem falado com homens e mulheres piedosos, levantando líderes, reformadores e missionários para cumprir Seu propósito.
Infelizmente, muitos não ouvem a voz de Deus, seja por desatenção, distrações da vida cotidiana ou pela própria indisposição de escutá-Lo. Mas Deus, sendo longânimo e paciente, continua a bater à porta do coração, esperando que abramos para Sua voz. Como diz em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.”
Seja hoje ou em qualquer momento, Deus está falando. A pergunta que fica é: Você já está ouvindo, ou ainda, você tem ouvido? Esta pode ser a solução para algo aparentemente insolúvel, o segredo do sucesso, apenas ouça!